quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Vigília na Reitoria da UFF prossegue à noite

 Manifestação da greve já durava seis horas e meia e denuncia a situação das universidades públicas, que sofreram cortes no orçamento; protesto pressiona por avanços nas negociações

Professores e estudantes prosseguiam em vigília nos jardins da Reitoria da UFF, por volta das 21 horas, após terem bloqueado no início da noite por cerca de 40 minutos total ou parcialmente as pistas da Praia de Icaraí.

A manifestação busca chamar atenção para o que está acontecendo com as universidades públicas federais do país, cujo funcionamento está quase inviabilizado devido aos cortes orçamentários promovidos pelo governo Dilma. “Tem dinheiro para banqueiro, mas não tem para a educação, os cortes são seletivos. Tem dinheiro para Copa [do Mundo], tem dinheiro para as desocupações de trabalhadores, mas não tem para saúde, para moradia”, disse o professor Juarez Duayer, da direção da Aduff-SSind.

Participaram do bloqueio às pistas, além de professores e estudantes, trabalhadores do movimento sem-teto, que integram a ocupação ‘Seis de Abril’, em Pendotiba, e demitidos que integram o movimento “SOS Emprego’. Principalmente trabalhadores terceirizados do Comperj demitidos sem receber as indenizações trabalhistas e ainda com salários atrasados.

A atividade fez parte do dia nacional de protestos nas reitorias convocado pelo Comando Nacional de Greve do Andes-SN, com o objetivo de pressionar o governo a ceder nas negociações. E reivindicar a reversão dos cortes orçamentários. A educação pública perdeu quase R$ 12 bilhões do orçamento de 2015, em decorrência da política de ‘ajuste fiscal’ do governo. A redução de recursos vem comprometendo o funcionamento das universidades.
  
Durante a vigília, velas foram acesas nos jardins da Reitoria, numa referência ao recente ‘apagão’ ocorrido em alguns campi por atraso no pagamento das contas de energia. A atividade transcorre à noite ao som do forró do grupo “Sotaque do Nordeste”.

DA REDAÇÃO DA ADUFF
Fotos: Vigília nos jardins da Reitoria da UFF e bloqueio das pistas da Praia de Icaraí

Crédito: Luiz Fernando Nabuco



Nenhum comentário:

Postar um comentário