quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Começa a vigília em frente à Reitoria da UFF

Ato acontece no mesmo dia em que docentes federais se reúnem com MEC para cobrar respostas 

Professores da Universidade Federal Fluminense realizam ato em frente à Reitoria neste momento (quinta 3, 16h30), para defender avanços nas negociações específicas e gerais da categoria. Os docentes estão em greve nacional e está prevista reunião de negociação específica com os ministérios da Educação e do Planejamento. Participam da vigília também representantes do movimento SOS Emprego, que reúne trabalhadores demitidos a partir do agravamento da crise econômica.

Os docentes também reivindicam da Reitoria a abertura da situação financeira real da universidade, que enfrenta dificuldades em decorrência do corte no orçamento da Educação, que perdeu mais de R$ 11 bilhões.    

No MEC, docentes cobrarão respostas às reivindicações

No mesmo dia, às 16 horas, o Comando Nacional de Greve do ANDES-SN se reunirá, em Brasília, com representantes do Ministério da Educação (MEC), para discutir as pautas específicas dos professores, em greve há mais de 90 dias, e cobrar resposta imediata às reivindicações do movimento.

Na segunda-feira (31), os docentes protocolaram uma carta na Secretaria de Educação Superior/MEC apontando os itens a serem discutidos na reunião desta quinta (3). Entre os pontos está a reversão dos cortes no orçamento do Ministério da Educação; o compromisso de que o MEC não adote nas IFE contratação via Organização Social (ou formas equivalentes), que precarizam ainda mais as condições de trabalho dos docentes; autorização imediata para a ocupação dos cargos de professores existentes e criação de novas vagas para atender às demandas; liberação de verbas para conclusão das obras de infraestrutura já iniciadas; retomada da negociação sobre a reestruturação da carreira; e, com base na discussão da pauta unificada com os demais servidores federais, compromisso com reajuste em uma única parcela, com vigência a partir de janeiro de 2016.

DA REDAÇÃO DA ADUFF
Foto: Começa a vigília nos jardins da Reitoria da UFF
Crédito: Luiz Fernando Nabuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário