quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Friburgo recebe comunidade da UFF para II Encontro dos campi fora da sede

Estudantes, técnico-administrativos e docentes estarão reunidos no campus da UFF de Nova Friburgo, nos próximos dias 11 e 12 de setembro, para o “II Encontro dos campi da UFF fora de sede”, que acontecerá no campus da UFF, na Rua Doutor Sílvio Henrique Braune, nº 22, Centro. Com o tema “Fortalecendo o projeto de Universidade que queremos", o II Encontro pretende aprofundar e fortalecer as discussões sobre a universidade pública, laica, gratuita, de qualidade e socialmente referenciada, principalmente a partir da realidade de precarização dos campi da UFF fora de sede e do Colégio Universitário - Coluni.

A união da comunidade fora da sede é um dos grandes ganhos da greve dos três segmentos na Federal Fluminense – fato inédito, até então, na história da universidade. O projeto sucateado de expansão universitária, promovido pelo Governo Federal e pelas últimas administrações da UFF, gerou desafios e problemas específicos nos campi de  Rio das Ostras, Campos dos Goytacazes, Volta Redonda, Nova Friburgo, Angra dos Reis, Macaé e Santo Antônio de Pádua. A abertura de cursos sem garantir condições plenas para seu funcionamento prejudica – quando não inviabiliza – o tripé ensino, pesquisa e extensão.

De acordo com Paulo Terra, professor da UFF em Campos dos Goytacazes, nunca houve essa mobilização, a partir da realidade multicampi, na UFF. “Essa união é fundamental porque permite que reconheçamos que os problemas de todos os campi fora de sede são praticamente os mesmos. Sabemos que, só com a luta, teremos mais força para conquistar nossas reivindicações. A greve propiciou esse encontro, mas essa união vai se fortalecer para além dela; não vamos parar”, diz o docente, que também é diretor da Aduff-SSind.

Ele enfatiza que o evento dos próximos dias é uma continuidade de um primeiro encontro, também realizado durante a greve, no campus da UFF em Rio das Ostras, no dia 28 de julho. Neste primeiro espaço, os participantes produziram a "Carta de Rio das Ostras: Exigências para uma expansão universitária de qualidade", documento síntese do debate político do encontro, entregue à administração da universidade no primeiro ato unificado dos campi de expansão, realizado no dia 5 de agosto, nos jardins da reitoria.

No espaço haverá recreação para as crianças que estiverem acompanhando os participantes. Para ter acesso, é necessário entrar em contato pelo e-mail do Comitê Local de Greve de Nova Friburgo: comitegrevefriburgo2015@gmail.com.

  
Veja a programação completa abaixo:

Sábado (11/08)

13h00 – 15h00: Avaliação do ato na reitoria de 05.08 e da conjuntura da greve

Mesa com representantes da Comissão Permanente dos Campi fora da sede 

15h00 – 15h30: Intervalo

15h30 – 17h00: Construção de ações e estratégias de luta em conjunto

17h00 – 18h00: Confraternização e exposição de caricaturas pelo Prof. Marcio Malta


Domingo (12/08)
9h – 10h30: Mesa: A educação pública que queremos

Mesa com estudante da UFF, representante Aduff/GTPE, representante SEPE, representante CME-NF

10h30: Intervalo

11h – 12h: Roda de Conversa: Estratégias integradas em defesa da Educação Pública

Visitação UFF – Campus Nova Friburgo

12h: Almoço

Nenhum comentário:

Postar um comentário