sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Encontro em Friburgo reúne os campi fora da sede da UFF

Professores, estudantes e técnicos debatem luta contra precarização do trabalho e do ensino nos campi fora da sede da UFF

Sob uma tenda montada na quadra do campus da UFF em Nova Friburgo, mais de 150 docentes, estudantes e técnico-administrativos fazem, nesta sexta-feira (11), o II Encontro dos Campi da UFF Fora da Sede. A partir do que se acumulou do primeiro encontro, realizado em Rio das Ostras, e das atividades de uma greve que tem participação destacada dos campi do interior, eles avaliam a situação da universidade e debatem iniciativas para cobrar soluções. Chove e faz frio nessa cidade da região serrana fluminense.

A primeira etapa do encontro foi dedicada a uma avaliação da greve e do ato que levou à Reitoria a carta de reivindicações aprovada em Rio das Ostras, no dia 5 de agosto. Após pequena parada para o café, a atividade foi retomada para que sejam apresentadas propostas para uma atuação conjunta em torno das pautas e problemas comuns. Estão presentes estudantes, técnicos e docentes de Rio das Ostras, de Campos dos Goytacazes, Angra dos Reis, Volta Redonda, Macaé, Santo Antonio de Pádua e de Niterói, além dos anfitriões de Friburgo.

Não foram poucos os participantes que ressaltaram o avanço na organização e na unidade destes trabalhadores e estudantes que não estão na sede e que enfrentam processos muito semelhantes de precarização. Articulação que só foi possível, avaliaram, a partir do movimento grevista. O encontro transcorrerá ao longo de dois dias – no sábado, a atividade reunirá ainda servidores de outros setores da educação.

DA REDAÇÃO DA ADUFF
Por Hélcio Lourenço Filho, enviado a Nova Friburgo
Fotos: Encontro em Nova Friburgo, que prossegue neste sábado (12)
Crédito: Luiz Fernando Nabuco/Aduff

Nenhum comentário:

Postar um comentário