quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Cine-debate com filme “A Doutrina do Choque” ocupa a Cantareira, em Niterói


Atividade foi organizada pelos professores em greve da UFF

Na noite desta terça-feira (11), cerca de 25 pessoas, entre estudantes e professores da Universidade Federal Fluminense (UFF), se reuniram na praça da Cantareira, em Niterói, para assistir ao filme “A Doutrina de Choque”.

Produzido em 2009 por Naomi Klein, o documentário revela a trajetória do neoliberalismo no ocidente desde o início dos anos 1970 e explicita a relação entre a implementação desse pacote de reformas estruturais e as crises econômicas, políticas e sociais ao redor do mundo. A história começa no Chile, passa pelos Estados Unidos, Reino Unido, Rússia e termina com a guerra no Iraque.

Ao contrário do que muitos pensam, a atual fase neoliberal do capitalismo começa no Chile, com o golpe de Pinochet contra Salvador Allende. A ditadura militar perdurou por 17 anos no país e abriu as portas da América Latina para os ensinamentos do economista americano Milton Friedman e dos “Chicago boys”.

Por que é atual? “Se a gente observar nossa realidade hoje, boa parte da pauta da nossa greve está ligada a uma crítica ao ajuste fiscal, ao enxugamento do Estado, ao ataque aos direitos sociais e tudo isso fez parte do pacote do neoliberalismo”, ressalta a professora do curso de História da UFF, Tatiana Poggi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário