sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Atividade de greve, cine-debate exibiu "Pride", filme premiado no Festival de Cannes desse ano


Na tarde do dia 6 de agosto, o Grupo de Trabalho de Política de Classe para questões Etnicorraciais, de Gênero e de Diversidade Sexual da ADUFF-SSind realizou, na sede da entidade, um cine-debate com o filme “Pride”. Lançado no final de 2014, no Reino Unido, a película ainda não chegou aos cinemas brasileiros apesar do sucesso de crítica e de público.

Pride, do diretor Matthew Warchus, foi premiado com o “Queer Palm”, no Festival de Cannes, e venceu o BAFTA (prêmio da Academia Britânica de Artes do Cinema e Televisão,) na categoria “Melhor filme britânico de estreia de um roteirista, diretor ou produtor”. O longo conta a história real de um grupo de ativistas de gays e lésbicas de Londres que decidem arrecadar dinheiro para ajudar uma pequena comunidade de mineiros, no País de Gales, durante a greve da União Nacional dos Mineiros em 1984, sob o governo neoliberal de Margareth Tatcher.

Em tempos de contraofensiva dos setores mais reacionários e conservadores no Brasil, Pride é um lembrete de que só a luta muda a vida e de que a solidariedade é uma das principais armas da classe trabalhadora na luta contra todas as formas de opressão. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário